terça-feira, outubro 3

World Trade Center



Depois de United 93, e de vários mini-filmes e documentários, eis que nos chega ao grande ecrã, o suposto 'verdadeiro' e 'grandioso' filme: World Trade Center.

Oliver Stone encarregou-se de trazer-nos a história veridica de dois policias de Nova Iorque que de um momento para o outro vêm as suas vidas completamente alteradas e viradas do avesso. O 11 de Setembro chegara sem aviso prévio, sem qualquer plano ou estrutura mental.

O inicio está repentino demais. Sem qualquer demora, acontece o que tem de acontecer, com imagens tanto amadoras e verdadeiras, sobrepostas no filme. Tal como o embate do segudo avião que se pode ver no United 93. As montagens em ambos os filmes não estão nada mal feitas e não prejudicam os filmes em nada, muito pelo contrário...arrepiam sempre inevitavelmente.

John McLoughlin (Nicolas Cage), organiza a sua equipa para entrarem numa das torres, para tentarem salvar o máximo numero de pessoas que conseguirem. Entre eles, estão William J. Jimeno (Michael Pena) e Dominick Pezzulo (Jay Hernandez). O que se segue são imagens fortes e de terror com o desmoronamento das torres, soterrando toda a sua equipa, e mais milhões de pessoas com eles.

Confesso que não gosto muito nem de Oliver Stone nem de Nicolas Cage mas limitaram-se a fazer um bom trabalho, os outros dois apenas vi em Crash(Pena) e Crazy/Beautiful(Hernandez), estando mediocres e competentes neste.

A espectactiva era muita, mas o resultado não foi surpreendente. O filme passa-se todo com os policias soterrados, com flashbacks, e com o drama que se vive do outro lado na superficie com as familias e esposas, interpretadas por Maria Bello e Maggie Gyllenhaal, apenas Maggie esteve razoável e normalissima. Maria Bello esteve forçada e nada convicente.

É verdade que o filme é rodeado de boas acções, com coração e espirito corajoso, mas daí a dar-lhe o nome de 'World Trade Center' esse sim, foi o maior erro de todos. Ainda está para vir o maior épico de sempre, mas infelizmente terá de vir com outro nome...já que este se apoderou do mais importante, injustamente. Acho que todos os que estiveram envolvidos no World Trade Center, tanto policias e bobmeiros como sobreviventes, ficarão emocionados e satisfeitos, o resto também poderá satisfeito, mas menos.

Resumindo:
Um razoável drama, e um razoável marco histórico no cinema por ser baseado em factos veridicos ao quadrado. Irá supreender-me se for nomeado para os óscares, mas não me irá supreender se não for.

O Melhor:
- Maggie Gyllenhaal
- Oliver Stone deixa as politicas de lado, abrindo mais uma vez a teoria da conspiração e do mistério
- Algumas imagens supreendentes
- O som

O Pior:
- Demasiado convencional
- Demasiadas piadas
- Exagero de uma certa 'aparição'
- A fraca banda sonora(sobressaindo-se apenas uma ou duas músicas)

Nota Final: 3.7/5

Sem comentários: