segunda-feira, agosto 28

United 93



Como poderei explicar o que vi? Ainda estou em choque...

'United 93', o mais recente filme de Paul Greengrass, chega finalmente a Portugal para nos deixar literalmente de rastos.

Desde do começo do filme, bem, a partir do momento em que nos sentamos na cadeira do cinema, que ficamos habilitados a umas horas de puro nervosismo e stress. A maneira de como 'United 93' está filmado faz-nos lembrar um episódio da série '24', sempre com aquela emoção que faz com que o nosso coração comece a bater num ritmo alucinante, com a camera sempre a mexer-se e a fazer zooms nas expressões e nas acções de cada um(até a sequência de descolagem do avião mantêm-nos atentos).

Admito que cada vez que ouço/vejo qualquer noticia ou imagem relacionada com o World Trade Center fico extremamente emocionado e triste. É mau dizer isto, mas se foram mesmo os terroristas que provocaram o 11 de Setembro, provocaram-no de uma maneira genial e bem planeada. Quem é que havia de imaginar o World Trade Center a ser atingido por dois aviões cheios de inocentes de uma maneira tão fria e tão maquiavélica?!

Está tudo tão bem feito, e tão realistico que nos sentimos mesmo dentro do avião, fazendo parte da tripulação. O método que Paul usou para filmar fez-me lembrar o de 'Elephant' por Gus Van Sant, fazendo-nos perguntar a nós próprios: como é que é possível estarem a filmar ali?!

O filme conta-nos a história real ou não dos passageiros do Flight 93 e do seu último destino, ficando a conhecer os passageiros, um pouco das suas histórias, um pouco do avião em si, um pouco até das hospedeiras e dos pilotos. Usando imagens da colisão do segundo avião no embate da 2ª torre, a perfomance dos actores nesta cena está espectacular e arrepiante. A partir daí é tudo extremamente dramático, corajoso e sem fronteiras. Paul fez bem o seu trabalho na pesquisa e limitou-se a mostrar-nos os factos existentes, sejam eles verdadeiros ou falsos. O que é um facto é que as cenas dos telefonemas ás familias e a tentativa de se debaterem contra os terroristas está numa perfeição e num choque espectacular que nos leva ás lágrimas ou quase lá.

Não gosto muito de Paul Greengrass e dos seus filmes, mas este fez com que começasse a pensar, e a duvidar das capacidades cinematográficas deste realizador, que teve a coragem, e a subtileza, de nos trazer este grandioso filme e facto ás salas de cinema.

Quer seja verdade ou não, vejam o filme. Eu pessoalmente não sei se o conseguiria ver de novo, de tão chocado e emocionado que fiquei, mas não deve certamente ser esquecido. Também não deve ser nomeado para nenhum óscar, tanto que não se sabe se a história é real ou não.

Resumindo: Um excelente filme e adaptação de factos reais que nos deixa boquiabertos e perplexos com cenas non-stop de drama potente. Um dos melhores filmes do ano.

O Melhor:
- Realismo e drama á flor da pele
- A música a encaixar-se perfeitamente ao thriller dramático
- As representações e a escolha de actores não muito conhecidos

O Pior:

- Nada a acrescentar.

Nota Final: 4.8/5

Sem comentários: